English     Português

Conceito

Design Sustentável

“Satisfazer as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades.” Fonte: World Commission on the Environment and Development

“A Terra perdeu, em pouco mais de 1/4 de século, quase 1/3 de toda a riqueza biológica e recursos naturais, e no ritmo atual, a humanidade necessitará de 3 planetas em 2030 para manter seu estilo de vida.” Fonte: Fundo Mundial para a Natureza (WWF)

O impacto acumulado no projeto, na construção e na operação dos edifícios tem profundas implicações para a saúde humana, para o meio ambiente e para a economia.

Os edifícios são responsáveis por grande parte do consumo dos recursos naturais do planeta e também são responsáveis por 1/3 de toda a geração dos resíduos sólidos (lixo e entulho). Fonte: USGBC

greymatter-cube.png

Estatísticas

Conforme estudos realizados nos Estados Unidos sobre os impactos ambientais, os edifícios somam hoje. Fontes: Energy Information Administratio e World Watch Institute

Estatísticas:

  • 14% do consumo de água potável;
  • 30% do volume de lixo;
  • 38% das emissões de CO²;
  • 55% de consumo de madeira virgem;
  • 25% dos detritos nos aterros sanitários;
  • 40% do consumo da matéria prima produzida;
  • 24-50% do consumo de energia;
greymatter-cube.png

Green Building

Green Building ou Edifício Verde, é um edifício de alto desempenho. Economiza energia, usa menos água, gera menos resíduo e evita desperdícios, proporcionando um ambiente mais saudável, sustentável e confortável.*

* Estudos de casos demonstram que os benefícios proporcionados nos ambientes internos dos Green Buildings podem ultrapassar os 16% no aumento da produtividade dos trabalhadores e estudantes e redução de 40% na incidência dos sintomas de gripe, asma, alergia, infecções respiratórias, dores de cabeça e resfriado. Fonte: USGBC / U.S. Environmental Protection Agency (EPA).

Seus benefícios incluem:

  • 13% menos em custos de manutenção;
  • 24 – 50% menos em consumo de energia;
  • 33 – 39% menos em emissão de CO²;
  • 30-50% menos em uso de água;
  • 50 – 90% menos em geração de resíduos;
  • 27% dos seus ocupantes com nível de satisfação alto.

Fonte: USGBC / General Services Administration, Public Buildings Services, 2008. Assessing Green Building Performance: A Post Occupancy Evaluation of 12 GSA Buildings

greymatter-cube.png

WELL Building Standard®

Sete conceitos do WELL Building Standard®

Ar
Otimizar e alcançar a qualidade do ar interior. As estratégias incluem a remoção de contaminantes do ar, prevenção e purificação.

Água
Otimizar a qualidade da água, promovendo a acessibilidade. As estratégias incluem a remoção de contaminantes através de filtração, tratamento e colocação estratégica.

Nutrição
Incentivar bons hábitos alimentares, fornecendo escolhas mais saudáveis de alimentos, pistas comportamentais e conhecimento sobre a qualidade dos nutrientes.

Light
Minimizar a perturbação do ritmo circadiano do corpo. Requisitos para o desempenho: janela e design. A saída de luz e o controle dos níveis de iluminação apropriados às tarefas são incluídos para melhorar a energia, o humor e a produtividade.

Fitness
Utilizar tecnologias, design e estratégias para incentivar a atividade física. O espaço é projetado para proporcionar inúmeras oportunidades para que o ocupante inclua uma rotina fitness dentro de sua programação diária.

Conforto
Criar um ambiente interno calmo, livre de distrações, que favoreça a produtividade. As soluções incluem padrões de design e recomendações, tais como, controle térmico e acústico.

Mente
Incentivar a promoção da saúde mental e emocional, obtendo feedback regular dos ocupantes sobre o espaço segundo critérios específicos.

greymatter-cube.png

BIM - Building Information Modelling

O BIM é um processo de design que envolve a geração e a gestão das informações por meio de um software que integra todas as interfaces do projeto.

Construção de modelos de informação (BIMs) são arquivos que podem ser trocados ou acessados em rede para apoiar uma decisão.

O Software BIM é usado atualmente por indivíduos, empresas e agências governamentais para planejar, projetar, construir, operar e manter diversas infraestruturas físicas. Exemplos: água, esgoto, eletricidade, gás, lixo e serviços públicos de comunicação para estradas, pontes e portos, de casas, apartamentos, escolas, lojas, escritórios, fábricas, armazéns e prisões, etc.

Building Information Modeling (BIM) é uma nova maneira de abordar o projeto, na qual todo o ciclo de vida do edifício é considerado (concepção / construção / operações).

Informações: todas as informações sobre o edifício e seu ciclo de vida estão incluídos;

Modelagem: definir e simular o prédio, sua entrega e operações, utilizando ferramentas integradas.

O modelo BIM gerencia não apenas os gráficos, mas também as informações, permitindo a geração automática de desenhos, relatórios, análise de projeto, simulação e gerenciamento das instalações, permitindo que a equipe do projeto tome as decisões mais apropriadas com base em todas as informações.

O BIM suporta equipes distribuídas em diferentes locais, permitindo compartilhar as tarefas e as informações em toda a vida útil da edificação, eliminando a redundância de dados, os dados de reentrada, perda de dados, falta de comunicação e outros.

greymatter-cube.png

Eficiência Energética e Monitoramento

“Reduzir a quantidade de energia desperdiçada no mundo é o primeiro e melhor passo na luta contra o aquecimento global“

United Nations

“Focar em Eficiência energética fará mais do que proteger o clima mundial, fará negócios e consumidores mais ricos”

Amory Lovins, Rocky Mountain Institute

“Um sistema de monitoramento efetivo é o elemento mais importante de qualquer programa de gerenciamento de energia e proporciona o mais rápido payback”

Siemens, Top 10 Energy Saving options

“Monitoramento continuo e gerenciamento ativo podem englobar de 15 a 40 % de economia de energia”

U.S Department of Energy