English     Português

ESG – Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança Corporativa

No passado, as empresas que procuravam investimentos divulgavam apenas os dados sobre lucro, crescimento e ampliação do negócio. Com o tempo, os investidores passaram a ser mais criteriosos e fatores socioambientais passaram a pesar na hora da escolha.

A mudança de cenário impulsionou a busca por responsabilidade ambiental e social nas empresas, guiadas pelos pilares da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). A análise desses critérios é fundamental para determinar o desempenho financeiro das corporações.

Eficiência energética, gestão de resíduos, emissão de CO2 e poluição são alguns dos fatores ambientais considerados pela ESG. Eles impactam diretamente na preservação dos recursos naturais do planeta.

Os fatores sociais são relacionados a políticas internas, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, proteção de dados, inclusão e diversidade. Eles são fundamentais para traçar o perfil da cultura da empresa e gerar interesse no mercado.

No tópico da governança, independência do conselho, política de remuneração, estrutura da auditoria, ética e transparência são ítens essenciais para valorizar a empresa.

Seguindo a Governança Ambiental, Social e Corporativa, o seu negócio ganha ainda mais destaque, prestígio e competitividade em relação aos concorrentes, além de contribuir para a formação de uma sociedade cada vez mais justa, sustentável e igualitária.

Author avatar
Green Studio
https://www.greenstudio.com.br